fbpx

Abril Verde: mês de conscientização sobre a segurança no trabalho

Cuidados Paliativos
01. abril .2021

Abril Verde: mês de conscientização sobre a segurança no trabalho

O mês que se inicia foi escolhido para a campanha Abril Verde que tem como principal objetivo conscientizar sobre a prevenção de acidentes de trabalho, com reflexões e elaborações de métodos para possibilitar um ambiente seguro para os colaboradores, sem acidentes ou doenças que se originam da execução do trabalho. Este mês foi escolhido por que o dia 28 é dedicado à memória de vítimas de acidentes e doenças do trabalho.

O Grupo IOP desde sua fundação, em 1995, sempre prezou pela segurança de todos que atuam para levar aos pacientes o melhor tratamento, por isso mantém critérios de segurança rígidos nas unidades do Instituto de Oncologia do Paraná, no Valencis Curitiba Hospice e no Mantis Diagnósticos Avançados. Por se tratar de uma instituição da área da saúde, as ações de prevenção existem desde o primeiro dia de vida do IOP, há mais de 25 anos, mas as ações de maior impacto na comunicação e até mesmo as realizadas pela SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) foram reforçadas a partir de 2018.

De acordo com Diego Basso, do setor de Recursos Humanos do IOP, essas campanhas são fundamentais para reforçar a segurança. Na área da saúde a segurança do trabalho é de suma importância uma vez que os riscos de contaminação e que colocam em risco a saúde do colaborador são eminentes. É importante que seja sempre relembrada a atenção para que o excesso de confiança e a rotina não virem um fator de risco na atividade. Com três empresas com formas de trabalho diferentes, é necessário que sejam realizados protocolos de segurança seguindo a característica de cada local. “O principal agente comunicador é o gestor da área que mantém as equipes atentas e concentradas diariamente. Além disso, todos os protocolos e procedimentos são revisados frequentemente e em cada unidade temos representantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, que realiza comunicados e colocando-se sempre à disposição para esse apoio na prevenção.

O Grupo IOP possui uma CIPA que se reúne mensalmente para avaliar possíveis riscos e traçar melhorias na segurança e saúde dos colaboradores. “Cada unidade possui ao menos um representante e, além disso, todos os computadores do Grupo possuem um link na área de trabalho que dá acesso direto a essa comissão onde todos podem comunicar algum incidente, acidente ou até mesmo proposta de melhorias na segurança do local de trabalho“, destaca Diego Basso.

Valencis Curitiba Hospice - Todos os direitos reservados ©2024