fbpx

Qualidade de vida e a equipe multidisciplinar

Cuidados Paliativos
20. janeiro .2018

Qualidade de vida e a equipe multidisciplinar

A abordagem feita pela equipe multidisciplinar auxilia na melhora da qualidade de vida do paciente, pois possibilita um tratamento de forma mais integral e resolutiva das necessidades apresentadas, acolhendo a individualidade e multidimensionalidade dessa pessoa. “Nesse modelo cada profissional apoia e promove condutas terapêuticas a partir de diferenças técnicas que apresentam entre si. A equipe multidisciplinar articula diferentes saberes e ações na construção de um plano terapêutico em comum”, comenta a enfermeira do Valencis Curitiba Hospice, Fernanda Tuoto.

“No Valencis, a equipe multidisciplinar é formada por profissionais das áreas de medicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, psicologia, terapia ocupacional, acupunturista além de advogados, profissionais da área da arquitetura e equipe administrativa para atuar de forma coordenada com a equipe clínica com foco no bem-estar e acolhimento do paciente e família”, explica Fernanda.

 COMO CADA UM ATUA?

É importante entender que cada profissional atua colocando o seu saber em prática, no entanto, esse saber é sempre complementar e articulado com os demais profissionais da equipe, e está comprometido com um propósito comum de auxiliar o paciente e sua família no processo de adoecimento.

Assim sendo, o ideal é que cada profissional atue de forma comunicativa com sua equipe de trabalho, vislumbrando um bom relacionamento. Outro ponto a ser ressaltado é a implicação emocional que a equipe multidisciplinar em Cuidados Paliativos tem no cuidado com esse paciente e família, pois também identifica em si o sofrimento humano existente na situação de adoecimento incurável. 

“A enfermagem é o elo entre a equipe multidisciplinar, paciente e família. Pelo fato de a equipe de enfermagem permanecer 24 horas ao lado do paciente e de sua família, consegue traduzir de forma mais genuína as vontades e necessidades que são apresentadas pelos mesmos. Os enfermeiros e técnicos de enfermagem que trabalham no Valencis são treinados para atuar com pacientes paliativos garantindo a compreensão da abordagem oferecida e as técnicas relacionadas à sua atuação”, finaliza a enfermeira Fernanda.

 

Fonte: Revista VIVER Curitiba

Cadastre-se e receba novidades do Valencis





Valencis Curitiba Hospice - Todos os direitos reservados ©2024