fbpx

Primeiro Simpósio Aequs Valencis abordou evidências em Cuidados Paliativos

Eventos
27. setembro .2019

Primeiro Simpósio Aequs Valencis abordou evidências em Cuidados Paliativos

Evento de cuidados paliativos foi um grande sucesso e representou um marco para a especialidade, que tem conquistado muitos profissionais nos últimos anos

No Simpósio Aequs Valencis, que ocorreu no dia 21 de setembro, na Associação Médica do Paraná, médicos e especialistas da equipe multiprofissional debateram as evidências em Cuidados Paliativos.

O Aequs Valencis, realizado pelo Valencis Curitiba Hospice, primeiro espaço dedicado a Cuidados Paliativos do Sul do Brasil, contou com palestras e mesas-redondas com discussão de casos sobre temas relacionados a esta área de conhecimento. Usando óculos 3D, os participantes puderam fazer uma visita virtual ao Valencis. Além disso, puderam levar para casa os tsurus feitos pela equipe de profissionais do Valencis. A ave é considerada sagrada e reza a lenda que ao se fazer mil origamis de tsurus os pedidos serão atendidos pelos deuses. O painel com as aves e a lenda dos tsurus chamou a atenção dos participantes.

A programação científica do Aequs Valencis contou com temas voltados especialmente a Cuidados Paliativos, como Dor Total, Medicina Integrativa e Cuidados Paliativos, Adequação do Suporte Terapêutico: Nutrição e hidratação no fim de Vida Terapia da Dignidade – Como Instrumento Terapêutico, Inserção da Medicina Integrativa nos Serviços: Desafios e Potencialidades, dentre outros.

Para além dos conhecimentos adquiridos pelo público participante desse primeiro Simpósio Aequs Valencis, muitas lições de valorização da vida, de cuidados, de atenção aos pacientes, sem esquecer os cuidados que a própria equipe envolvida em Cuidados Paliativos deve ter sobre si mesma.

“Somos seres multidimensionais. Somos mais do que bioquímica.” A frase é da palestrante Maria Julia Paes da Silva, que abordou o tema Medicina Integrativa e Cuidados Paliativos. Ela exorta e exemplifica a essência dos Cuidados Paliativos, que é promover qualidade de vida do paciente e de seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, ou seja, como uma forma de aliviar o sofrimento com compaixão, controlando os sintomas e a dor, buscando oferecer qualidade e bem-estar enquanto o paciente estiver sendo assistido.

Depoimentos

 

Leia Mais

A morte não é assunto proibidoPsicologia

A morte não é assunto proibido

LEIA MAIS
As expectativas do paciente em cuidados paliativosPsicologia

As expectativas do paciente em cuidados paliativos

LEIA MAIS
Bem-estar do paciente é a busca incessante em Cuidados PaliativosCuidados Paliativos

Bem-estar do paciente é a busca incessante em Cuidados Paliativos

LEIA MAIS

Cadastre-se e receba novidades do Valencis





Valencis Curitiba Hospice - Todos os direitos reservados ©2024