fbpx

I Simpósio Paranaense de Cuidados Paliativos aborda interação e tendências da especialidade

Cuidados Paliativos
05. outubro .2017

I Simpósio Paranaense de Cuidados Paliativos aborda interação e tendências da especialidade

A Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) – Regional Paraná realiza neste sábado, dia 7 de outubro, o I Simpósio Paranaense de Cuidados Paliativos, que agrega também a VI Jornada de Cuidados Paliativos do Hospital Erasto Gaertner e a Oficina Sobre Compaixão e Empatia do Voluntariado Paranaense. O evento, que irá ocorrer das 8h às 18h e tem inscrições abertas e vagas limitadas, abordará importantes temas, como: “Cuidando nos últimos dias de vida”; “Diretiva antecipada: visão do médico, da sociedade e do direito”; “Como melhorar os Cuidados Paliativos na Unidade de Terapia de Intensiva?”; “Cuidado espiritual nos Cuidados Paliativos: desafios e possibilidades”, “Implantação do serviço de Cuidados Paliativos no serviço público e privado”; “Hipodermoclise e outros temas nos Cuidados Paliativos na oncologia”.

A edição deste Simpósio conta com o apoio do Valencis Curitiba Hospice, primeiro espaço da região do Sul especialmente dedicado para pacientes em cuidados paliativos, e tem por objetivo promover uma interação e diálogo entre profissionais e comunidade acadêmica, a fim de discutir os principais temas e as tendências em Cuidados Paliativos. Poderão participar estudantes (graduação e pós-graduação), Associados da ANCP, residentes, profissionais e voluntários. Haverá também, durante o Simpósio, o Encontro das Voluntárias do Hospital Erasto Gaertner, sob a coordenação da médica Clarice Nana Yamanouchi.

De acordo com a médica do Valencis Curitiba Hospice, Gisele dos Santos, eventos como o Simpósio são muito importantes para a divulgação de novos conhecimentos e descobertas cientificas, além de permitir que os profissionais troquem experiências, aumentem sua rede profissional e, como resultado final, melhorem o cuidado ao paciente e seus familiares. “O Cuidado Paliativo é uma área de atuação muito recente no Brasil, sendo que as primeiras inciativas aconteceram na década de 80 e foi reconhecida como área de atuação na medicina somente em 2011. Outro fato que colabora para o desconhecimento é a ausência do ensino nos cursos de graduação. O Simpósio surge com a ideia de unir os profissionais do Paraná que atuam em Cuidados Paliativos, promovendo a troca de experiências e incentivando a formação de chapas para formar a estadual Paraná da Academia Nacional de Cuidados Paliativos.”

Para mais informações sobre a programação do I Simpósio Paranaense de Cuidados Paliativos, acesse: https://www.sympla.com.br/i-simposio-paranaense-de-cuidados-paliativos__175604

Valencis Curitiba Hospice - Todos os direitos reservados ©2024