fbpx

O poder transformador da gratidão

Psicologia
05. janeiro .2021

O poder transformador da gratidão

Gratidão no dicionário aparece como um “reconhecimento por um benefício recebido”. Além de ser uma palavra amplamente conhecida, conseguir, de alguma forma, identificar ou evidenciar esses benefícios, pode ser tarefa árdua quando estamos passando por uma fase complicada na nossa vida, como é o caso do adoecimento. Lembrando que a percepção do que é benéfico para cada um é muito individual, podemos pensar sobre a importância da gratidão na vida dos pacientes e seus familiares.

Para o psicólogo do Valencis Curitiba Hospice, Ronny Kurashiki, parece que os momentos de dificuldades nos capturam por completo e nos enrijecem, e por isso a importância de tentar refletir e exercitar nosso olhar mais ampliado, buscando o sentido e o significado daquilo que estamos passando. “Quando fazemos esse movimento é possível que enxerguemos o que nos move, o que nos motiva, o que nos faz levantar e ir adiante mesmo em meio às dificuldades. Então, em outras palavras, eu entendo que a importância da gratidão pode ser traduzida por esse movimento da vida em que se fundamentam nossas esperanças de tempos mais leves.”

Hoje, 6 de janeiro, é o Dia da Gratidão. Mesmo com momentos difíceis que possam aparecer em nossas vidas, é fundamental que jamais esqueçamos de olhar para aquilo que nos sustenta dia após dia.

Valencis Curitiba Hospice - Todos os direitos reservados ©2021