Ambiente humanizado

Hospice
29. março .2018

Ambiente humanizado

Espaços cada vez mais intimistas ajudam no bem-estar de pacientes

Criar espaços destinados a cuidados paliativos pode ser um grande desafio em diversos sentidos, uma vez que a ideia é garantir o máximo de conforto e humanização em todos os ambientes. Recentemente a capital paranaense ganhou o Valencis Curitiba Hospice, primeiro do Sul do Brasil, destinado a pacientes portadores de doenças incuráveis e progressivas, que tem como diferencial o foco na qualidade de vida e no acolhimento.

Além da equipe multidisciplinar que ajuda no bem-estar dos pacientes, o projeto e sua ambientação foram pensados para melhorar a qualidade de vida de quem necessita de cuidados especiais. Os benefícios dos espaços humanizados estão focados na melhora psicológica da pessoa, que consequentemente pode contribuir para uma melhora física, ajudando, com isso, na repercussão positiva perante os familiares e amigos dos internados.

“A ambientação é totalmente voltada para o conforto do hóspede e seu bem-estar. Para proporcionar conforto, o objetivo foi levar a ‘sensação de casa’ com mobiliário criado especialmente para o hospice, tecidos com toque especial, paleta de tons neutros que proporcionam aconchego e tranquilidade. Todo o projeto apresenta áreas de acessibilidade e fácil circulação”, explica Luciana Olesko, uma das arquitetas responsável pelo projeto. “Quando o ambiente favorece reconhecimento, acolhimento e aconchego, o paciente faz uma conexão com o lugar e equipe e isso contribui na melhora de sua saúde”, complementa Maria Fernanda Lorusso, também responsável pela assinatura do espaço.

 

SWEET HOME

Suítes possuem banheiro privativo, equipamentos eletrônicos, frigobar, camas reclináveis e camas hospitalares e áreas de convivência para o conforto dos pacientes.

O hospice oferece ainda espaços de terapias como reiki, acupuntura, fisioterapia e terapia ocupacional, hidroterapia e uma vasta área verde.

 

Leia também: Viver com qualidade até o fim

Valencis Curitiba Hospice - Todos os direitos reservados ©2018